Troque o O QUÊ pelo o PORQUÊ

Já pensou em inspirar outras pessoas?

Alguns líderes nascem com a capacidade de pensar, agir e comunicar de um modo que inspira as pessoas que os rodeiam. Embora essas características sejam natas a eles, nada nos impede de aprendermos esse padrão. Com disciplina, qualquer líder ou organização pode inspirar outras pessoas, tanto de dentro como de fora do próprio negócio.

Você sabe porque a Apple é tão inovadora sendo uma empresa de computadores, com acesso aos mesmos talentos, a mesma mídia, as mesmas agências e os mesmos consultores de todas as outras? É isso que Simon Sinek, um dos palestrantes mais conceituados do TED, tenta nos explicar em sua palestra How great leaders inspire action (Como grandes líderes inspiram ação).

Após alguns anos de estudo ele percebeu que existe um padrão que todos os grandes líderes usam para se comunicar, que é diferente do que a maioria das pessoas costumam utilizar. Ele chamou esse padrão de Golden Circle (círculo de ouro).

O Golden Circle

Todas as empresas existentes sabem o quê fazem, algumas delas sabem como elas fazem e um número ínfimo sabem o porquê que elas fazem. O porquê não está relacionado com lucro e sim com crença, com o propósito de sua empresa existir.

círculo de ouro Círculo de ouro

A forma que nós agimos, nos comunicamos e pensamos é, naturalmente de fora para dentro do círculo, tendemos sempre a apresentar o o quê e só depois de indagados apresentamos o como, raras vezes chegamos a apresentar o porquê de estarmos expressando aquilo.

Os grandes líderes de organizações, sejam pequenas ou grandes, tendem a se comunicar de dentro para fora do círculo. Primeiro comunicam qual o sentido de suas organizações existiram, o porquê, depois mostram como isso é feito e como consequência disso nos dão o o quê, que é o seu produto. Com esse comportamento notamos que o seu produto (o quê) é consequência da sua razão de existir (o porquê) e não o contrário como alguns tendem a imaginar. Podemos usar a Apple para exemplificar o círculo:

PORQUÊ: Tudo o que fazemos, nós acreditamos em desafiar o status quo, nós acreditamos em pensar de forma diferente.
COMO: Fazemos nossos produtos muito bem projetados, fáceis de usar e com interface amigável.
O QUÊ: Acabamos fazendo excelentes computadores, quer comprar um?

Com essa apresentação a probabilidade de um cliente comprar um produto da Apple é maior do que que se o discurso fosse de fora para dentro do círculo: “Fazemos excelentes computadores, eles são muito bem projetados e fáceis de usar, quer comprar um? Provavelmente sua resposta seria não e você estaria se perguntaria o que esse computador tem de diferente dos diversos outros modelos concorrentes.

A inversão da ordem das informações ajuda a inspirar as pessoas, fazem com que elas se identifiquem com sua causa, ajudam a cultivar empatia. Simon Sinek afirma que as pessoas não compram o que você faz e sim o porquê de você está fazendo aquilo.

O objetivo não é fazer negócios com quem necessita o que você está produzindo e sim com quem acredita no seu porquê, em quem acredita no que você acredita. Quando nos comunicamos de dentro para fora do círculo permitimos que as pessoas se identifiquem com as coisas que dizemos e fazemos.

Comece pelo o porquê

Quando sua empresa começar a ser conhecida pela sua razão de existir, o seu porquê, seus clientes terão a convicção que seus produtos são idealizados tendo um ponto de partida que, assim como você, eles seguem e acreditam.

Além disso, uma empresa com clientes que acreditam no seu porquê não tem tanta necessidade de focar seus esforços em diferenciar seus produtos dos produtos concorrentes, a grande diferença está na existência de uma razão de existir clara e consistente.

Descubra o seu porquê e use seu negócio como um meio de disseminar inspiração, te garanto que você vai começar a conquistar a fidelidade de seus clientes :)

Fonte 1
Fonte 2

rafael

Rafael Mota

Co-fundador da trincatech desenvolvimento, formado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e com um grande carinho por programação Web.

Leia mais