7 problemas que você pode evitar usando Nuxt.js
O Nuxt.js é uma estrutura de aplicativos da Web gratuita e de código aberto baseada em Vue.js, Node.js, Express.js, Webpack e Babel.js. O framework é anunciado como um “meta-framework para aplicações universais”. Hoje eu quero te mostrar 7 problemas que você enfrentará durante a criação de um aplicativo Vue e te mostrar também como essa ferramenta poderosa irá resolvê-los.
Problema 1
É difícil criar um aplicativo Vue pronto para produção a partir do zero
O Nuxt não apenas vem pré-configurado com o Vuex, o Vue Router e o Vue-Meta, mas também ajusta o seu projeto com padrões inteligentes baseados em boas práticas bem pesquisadas que o Vue não lhe fornece de imediato.
Criar um aplicativo Nuxt é tão fácil quanto digitar: npx create-nuxt-app <nome-do-projeto>
Este Nuxt Starter Kit solicitará as bibliotecas com as quais você deseja iniciar seu projeto, como o CSS Lint, e qual estrutura CSS usar.
Problema 2
Sem estrutura padrão de pastas
Conforme seu aplicativo cresce, sua organização de código se torna mais importante. A compilação padrão do Vue fornece um diretório de assets e componentes, o que é um bom começo. O Nuxt.js configura pastas adicionais com base nas práticas recomendadas, como:
- Uma pasta de pages para as páginas e rotas do aplicativo.
- Uma pasta de layouts para seus templates de layout.
- Uma pasta de store para seus arquivos da Vuex store.
O Nuxt vem com pastas adicionais e convenções padrão que são todas configuráveis. Como tudo tem o seu lugar, mudar de um aplicativo Nuxt para outro como desenvolvedor sem diminuir seu rendimento é super simples.
Problema 3
Configuração do roteamento pode demorar muito tempo em um aplicativo Vue de grande porte
Com o Nuxt, você simplesmente coloca seus componentes Vue, que estejam em um único arquivo, na pasta pages e o Nuxt gera automaticamente suas rotas com zero necessidade de configuração.
Problema 4
Não há maneira padrão de configurar tudo junto
Felizmente, o Nuxt é fornecido com uma configuração pronta para produção que não bloqueia você. Isso significa que, se você quiser substituir qualquer um dos padrões inteligentes ou pré-configurados, poderá editar seu arquivo nuxt.config.js
e modificar qualquer um dos recursos da estrutura.
Problema 5
Aplicativos Vue não são SEO-friendly
Você vai querer que determinadas páginas do seu aplicativo sejam indexadas corretamente pelos mecanismos de pesquisa para que sejam facilmente detectáveis. Uma das melhores soluções é pré-renderizar suas páginas Vue no servidor, mas isso pode ser difícil de configurar sozinho. O Nuxt é pré-configurado para gerar seu aplicativo no servidor, além de ativar suas rotas para facilitar a adição de tags relacionadas a SEO.
Problema 6
Os aplicativos do Vue podem ser lentos na primeira vez que são carregados
Com o Nuxt.js, se você optar por renderizar seu aplicativo universal ou estaticamente, o HTML pré-renderizado fará com que sua página seja carregada mais rapidamente no navegador. Depois que ele for carregado, ele começará a ser exibido como uma SPA normal. Além disso, com a divisão automática de código, ele só carregará o JavaScript necessário para fazer a função de rota. Isso contribui para a ótima experiência do usuário.
Problema 7
Com um aplicativo Vue, você pode achar difícil mudar o comportamento do framework
Quando você estiver desenvolvendo aplicativos de nível de produção, em algum momento precisará alterar o comportamento do framework. O Nuxt fornece um sistema de módulo de ordem superior que facilita a personalização de todos os seus aspectos.
Como você pode ver, o Nuxt.js permite que você gaste menos tempo na configuração e mais tempo resolvendo problemas e criando aplicativos impressionantes do Vue. Para começar a usar o Nuxt, recomendamos entrar na ótima documentação que o próprio oferece. Caso precise de mais ajuda, não hesite em mandar um email para [email protected] que iremos lhe ajudar da melhor forma possível.
Inscreva-se no Blog TrincaTech
Receba os posts mais recentes no seu e-mail