Apps Nativos vs Apps Web

Desenvolver um aplicativo móvel envolve muito planejamento, para que tudo saia harmonioso, conforme o esperado por você e pelo seu cliente.

Todo projeto de um aplicativo móvel começa com uma simples ideia, então se dá o planejamento, o design, seu desenvolvimento, os teste e, finalmente, sua publicação para o dispositivo alvo. Entretanto, antes de você seguir esses passos, é preciso decidir a maneira que você irá criar e publicar seu aplicativo. Aqui iremos abordar duas opções: os aplicativos nativos e os aplicativos web.

O que são os aplicativos nativos e aplicativos web e quais suas diferenças? Qual seria a melhor alternativa para você? Espero que as dicas abaixo te ajudem com isso.

Aplicativos Nativos vs aplicativos Web

Um aplicativo nativo é aquele desenvolvido essencialmente para uma plataforma particular e é instalado diretamente no seu aparelho. Usuários de aplicativos nativos fazem seu download através das lojas de aplicativos online como a app store, para iOS, e a google play, para android. Por outro lado, um aplicativo web é uma aplicação acessível pelo seu browser, elas não precisam ser instaladas no dispositivo, para serem utilizadas por seus usuários. Apesar de algumas delas possuírem essa capacidade.

Para que seja possível analisar qual a melhor escolha para você, preparei uma rápida comparação de alguns aspectos que considero importantes.

Interface do Usuário

Do ponto de vista visual as duas soluções se parecem e funcionam de forma bem similar, com pequenas diferenças. Aplicativos nativos costumam possuir componentes gráficos diferentes para cada plataforma, enquanto um aplicativo web terá a mesma aparência para todas as plataformas nas quais ele for acessado.

Processo de desenvolvimento

O desenvolvimento do aplicativo é o que mais difere entre os dois métodos. Cada plataforma móvel possui uma maneira diferente de se desenvolver, envolvendo linguagens e paradigmas diferentes, enquanto aplicações web são desenvolvidas do mesmo modo para todas as plataformas, usando linguagens padrões para web (como HTML5, CCS3 e JS) ou frameworks web (como React, Vue ou Angular) o que faz um programador web ser capaz de criar aplicativos com facilidade.

Acessibilidade

Um aplicativo nativo é totalmente compatível com o hardware do dispositivo alvo e funcionalidades nativas, como o acelerômetro, a câmera, entre outros. Por outro lado, aplicativos web só possuem a capacidade de acessar uma gama limitada dessas funcionalidades.

No que diz respeito as atualizações, os aplicativos nativos tem a necessidade que o usuário faça atualizações periódicas, de acordo com a política de atualização do desenvolvedor. Enquanto isso, aplicativos web se atualizam sem a necessidade de intervenção do usuário, bastando uma conexão com a internet.

Lucrando com seu aplicativo

A monetização, em aplicativos nativos, pode causar uma dorzinha de cabeça, pelo fato de alguns fabricantes restringirem a integração do seu app com certas plataformas de anúncios. Por outro lado, com aplicativos web, você terá uma maior facilidade em adicionar anúncios, cobrar assinatura e coisas do gênero.

Caso você deseje cobrar para que o usuário possa acessar seu aplicativo, o nativo se torna mais interessante, pois ele possui a facilidade de estar dentro de uma loja, que se responsabiliza por te passar sua comissão, enquanto em aplicativos web, você terá que montar seu próprio sistema de cobrança.

Eficiência

Aplicativos nativos são mais caros de se desenvolver, entretanto eles são mais rápidos, mais eficientes e mais seguros, pelo fato de só serem acessíveis através de lojas de aplicativos. Por outro lado, aplicativos web podem resultar em alto custo de manutenção, caso sejam projetados para uso em multiplataformas. Além disso, não existe nada que garanta seu padrão de qualidade e segurança.

Antes de decidir qual dos dois métodos você irá utlizar, reflita sobre os pontos que foram comentados e escolha com segurança qual a melhor abordagem para o seu negócio.

Se precisar de ajuda, conte com a TrincaTech, nós podemos não só te ajudar a escolher a melhor opção como também desenvolvê-la.

Fonte

rafael

Rafael Mota

Co-fundador da trincatech desenvolvimento, formado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e com um grande carinho por programação Web.

Leia mais