Como ter um site pro seu negócio

Já falamos das razões para ter um site para seu negócio e agora vamos tratar do próximo passo: escolher como sua página será feita. A decisão determinará o tamanho do seu investimento e a qualidade e profissionalismo da imagem que seu site transmitirá.

Existem basicamente três opções para criação de um site profissional:

  1. Usar um construtor de site
  2. Contratar um desenvolvedor freelancer
  3. Contratar uma agência digital

Construtor de sites

Com as plataforma de criação de sites, você pode construir a sua página sem precisar ter habilidades de programador web. Isso se dá graças ao sistema de arrasta e solta que torna o processo de design super intuitivo. Contudo, essa metodologia é mais indicada pra quem possui algum talento para design e estética, caso contrário o resultado pode ser insatisfatório.

Existem uma infinidade dessas plataformas, para todos os gostos e níveis de desenvoltura com tecnologia. Os custos são relativamente baixos e previsíveis (pagamento mensal) e geralmente incluem o domínio e hospedagem no pacote. Wix, Wordpress e Squarespace são algumas das mais conhecidas.

Como pontos negativos podemos destacar que a personalização do site é limitada pelos temas/templates disponíveis para a plataforma escolhida (o que nem sempre pode satisfazer suas necessidades). Migrar de plataforma pode ser uma dor de cabeça (isso se não for impraticável), por isso analise bem as opções antes de se amarrar a uma plataforma. Finalmente, o fato de você ter pouco controle sobre o código que é gerado pode resultar em um site que não seja otimizado para buscadores e integrado com as redes sociais. Além disso, pode ser que o resultado seja um site lento e que não suporta muitos visitantes simultâneos.

Desenvolvedor freelancer

Essa é uma boa opção para quem não se sente segurança e/ou não tem tempo para explorar as plataformas para construção de sites. Os custos são acessíveis e o resultado pode ser bastante satisfatório. No entanto, você depende um pouco da sorte de encontrar um profissional experiente e responsável. Com isso, buscar por indicações e verificar o portfólio pode ser uma boa.

Em geral, os freelancers se limitam a sites mais simples e alguns se limitam ao uso de templates para construção dos sites, o que pode baratear bastante o serviço. Isso nem sempre representa um problema, mas se você precisa de um site muito complexo/personalizado pode sair caro demais.

Outra preocupação deve ser em relação a problemas com suporte: na hora que você mais precisa pode ser que não consiga contactar o freelancer que fez o site.

Agência digital

Caso você deseje um site completamente personalizado e com componentes complexos, procurar uma agência digital é a melhor escolha. Além da maior customização, você contará com uma melhor orientação sobre o tipo de site que mais se adequa ao seu modelo de negócios, com ajuda na escolha do domínio e provedor de hospedagem.

Além disso, você terá, em geral, um site otimizado para os buscadores e para interação com as redes sociais, orientações básicas sobre marketing digital e uma maior facilidade de contactar o suporte, quando necessário. Com as agências digitais, você estará muito mais seguro devido aos contratos de prestação de serviço mais bem elaborados.

Naturalmente que tudo isso implica num investimento maior, mas esse é compensado na qualidade do trabalho entregue, afinal é a imagem do seu negócio que está em jogo.

Conclusão

Os pontos chave para ter em mente ao escolher a forma como seu site vai ser feito são: sua disponibilidade/disposição para fazer você mesmo, quanto seu orçamento permite investir e o nível de qualidade/profissionalismo que o resultado precisa transmitir.

No caso de um construtor de sites, é importante escolher um que tenha os recursos que você precisará e possua um template que não exija muitas mudanças em relação ao resultado que você busca.

Se decidir contratar um freelancer, exija um bom contrato, busque referências e consulte os portfólios. Privilegie alguém que pareça mais fácil de contactar em caso de necessidade.

Finalmente, se achar melhor contratar uma agência digital, sinta-se convidado(a) a conhecer a TrincaTech Desenvolvimento onde você encontrará serviços que se encaixam perfeitamente com suas necessidades e orientações para fazer seu negócio crescer no meio digital.

Espero ter ajudado nesse passo tão importante para seu negócio e estou a disposição para dúvidas e discussões :blush:.


Fonte

marcelo

Marcelo Ferreira

Co-fundador da TrincaTech desenvolvimento, é um engenheiro de software que admira a elegância da simplicidade e acredita num mundo melhor e mais tech.

Leia mais