Design de Interface do Usuário

O Design de Interface do Usuário (IU) foca em antecipar o que os usuários podem precisar fazer e em garantir que a interface tenha elementos fáceis de acessar, entender e usar. O Design de IU une conceitos de design de interação e de design visual.

Escolhendo Elementos da Interface

Os usuários se familiarizaram com os elementos das interfaces agindo de determinada maneira, por isso, tente ser consistente e previsível nas escolhas e no layout. Isso ajudará na conclusão da tarefa, eficiência e satisfação.

Os elementos da interface incluem, mas não estão limitados aos:

  • Controles de entrada: botões, campos de texto, caixas de seleção, botões de opção, listas dropdown, caixas de listagem, botões toggle, campo de data
  • Componentes de navegação: breadcrumb, slider, campo de pesquisa, paginação, tags, ícones
  • Componentes informativos: dicas de ferramentas, ícones, barra de progresso, notificações, caixas de mensagem, janelas modais
  • Recipientes: acordeão

Melhores práticas para projetar uma interface

Tudo decorre de conhecer seus usuários, incluindo entender seus objetivos, habilidades, preferências e tendências. Depois de saber tudo o que puder sobre o seu usuário, considere o seguinte ao criar sua interface:

  • Mantenha a interface simples. As melhores interfaces são quase invisíveis para o usuário. Elas evitam elementos desnecessários e são claras na linguagem que usam nos rótulos e nas mensagens.
  • Crie consistência e use elementos comuns da interface. Ao usar elementos comuns em sua interface do usuário, eles se sentirão mais à vontade e conseguirão fazer as coisas mais rapidamente. Também é importante criar padrões em linguagem, layout e design em todo o site para ajudar a facilitar a eficiência. Uma vez que um usuário aprende como fazer algo, ele deve ser capaz de transferir essa habilidade para outras partes do site.
  • Seja proposital no layout da página. Considere as relações espaciais entre itens na página e a estruture com base na importância. O posicionamento cuidadoso dos itens pode ajudar a chamar a atenção para as informações mais importantes e pode ajudar na digitalização e legibilidade.
  • Use cor e textura de maneira estratégica. Você pode direcionar a atenção ou redirecionar a atenção para longe de itens usando cor, luz, contraste e textura em sua vantagem.
  • Use tipografia para criar hierarquia e clareza. Considere com cuidado como você usa o tipo de letra, tamanhos diferentes, fontes e disposição do texto para ajudar a aumentar a capacidade de leitura e legibilidade.
  • Certifique-se de que o sistema comunique o que está acontecendo. Sempre informe seus usuários sobre localização, ações, mudanças no estado ou erros. O uso de vários elementos da interface do usuário para comunicar o status e, se necessário, os próximos passos pode reduzir a frustração do usuário.
  • Pense nos padrões. Pensando cuidadosamente e antecipando as metas que as pessoas trazem para o seu site, você pode criar padrões que reduzem a carga do usuário. Isso se torna particularmente importante quando se trata de criar um design onde você pode ter a oportunidade de ter alguns campos pré-escolhidos ou preenchidos.

Como fazer ótimas interfaces de usuário

Para fornecer IUs impressionantes, lembre-se: os usuários são seres humanos, com necessidades como conforto e baixas cargas cognitivas. Siga estas diretrizes:

  1. Faça com que elementos comuns, como botões, sejam executados de maneira previsível (incluindo respostas como pinch = zoom) para que os usuários possam usá-los inconscientemente em qualquer lugar. O formulário deve seguir a sua função.
  2. Manter alta a capacidade de descoberta. Rotule claramente os ícones e inclua concordâncias bem indicadas.
  3. Mantenha as interfaces simples e crie uma sensação “invisível”. Todo elemento deve servir a um propósito.
  4. Respeite os olhos e a atenção do usuário em relação ao layout, foco na hierarquia e legibilidade. Chame a atenção para os principais recursos usando:
    • Cor, brilho e contraste: Evite incluir cores ou botões excessivamente.
    • Texto: Através de tamanhos de fonte, negrito, itálico, maiúscula e distância entre letras. Os usuários devem pegar significados apenas de olhar.
    • Alinhamento: Faça bom uso do alinhamento, minimize seu número de linhas de posicionamento (pense em um texto justificado), normalmente escolha o alinhamento de borda (ao invés de centralizar).
  5. Minimize o número de ações para executar tarefas, mas concentre-se em uma função principal por página; orientar os usuários, indicando ações preferenciais. Facilite tarefas complexas usando divulgação progressiva.
  6. Coloque os controles próximos aos objetos que os usuários desejam controlar.
  7. Mantenha os usuários informados em relação às respostas/ações do sistema com algum feedback.

Como otimizar o design da interface do usuário

Os designs de IU devem ser otimizados para que o usuário possa operar um aplicativo da maneira mais rápida e fácil possível. Muitos especialistas acreditam que o design da interface do usuário deve ser simples e intuitivo, muitas vezes usando metáforas de sistemas que não são de computador. Com um design de interface de usuário mais intuitivo, os usuários poderão navegar facilmente em um site, encontrando rapidamente o produto ou serviço desejado. Uma maneira de verificar a intuição de um design de interface do usuário é por meio do teste de usabilidade. O feedback do teste de usabilidade pode ser usado para otimizar o design de um protótipo ou produto final.

  • Use padrões de design reutilizáveis para orientar o comportamento em relação às funções de navegação e pesquisa.
  • Concentre-se em manter a consistência da marca.

Gostou das dicas para fazer deixar deu Design de Interface do Usuário ainda melhor? Tem alguma dúvida sobre esse assunto? Deixa um comentário aqui no post que a gente te responde explicando tudo.

Fonte

luiza

Luiza Bomfim

Co-fundadora da TrincaTech e é quem manda no marketing da empresa. É uma Web Designer apaixonada por Experiência do Usuário e acredita em um mundo mais unido através da simplicidade.

Leia mais