Saiba o que são as Venture Builders

Você já ouviu falar de Venture Builders?

Também conhecidas como fábricas de Startups, as venture builders são organizações que constroem empresas usando suas próprias ideias e fontes, rompendo com os modelos atuais do investimento de capital de risco, das aceleradoras e das incubadoras.

De modo contrário às incubadoras e aceleradores, as venture builders não captam aplicações já prontas ou promovem qualquer tipo de competição entre equipes. No Lugar disso, elas criam ideias de negócios através de sua própria rede de relacionamentos e atribuem times internos para desenvolvê-las, incluindo engenharia, marketing, finanças, gerência e tudo mais de burocracia que você possa imaginar. De uma forma bem geral, as venture builders desenvolvem vários sistemas, modelos ou projetos ao mesmo tempo, compartilhando os mesmos recursos e então, escolhem os mais promissores para formar empresas disponibilizando os recursos operacionais e financeiros.

Na sua forma mais básica, as venture builders podem ser vistas como uma holding que tem participação acionária nas diversas empresas que ajudou a criar. Porém, atualmente, as iniciativas de venture builders que tiveram o maior sucesso participam ativamente de todo o fluxo de desenvolvimento da startup, inclusive o levantamento de capital, recursos humanos, modelos de negócio, equipes jurídicas, costruções de MVPs além de executar boas campanhas de marketing durante o período de pré e pós-lançamento de seus empreendimentos.

###Um movimento em ascensão A filosofia das Venture Builders é um movimento em ascensão nas indústrias de tecnologia e startups. Podemos incluir entre as Venture Builders mais notáveis a Obvious Corp que modernizou o Twitter e a Medium; HVF que entre seus produtos estão a Affirm.com e Glow.com; Betaworks, que o portfólio inclui o Instapaper e o Blen, entre outras mais. Apesar dessas companhias possuírem diferenças claras no seus modelos de negócio, elas também possuem características em comum. Elas usufruíram de recursos compartilhados, como capital, local físico, times de desenvolvimento, redes de relacionamentos, entre outras coisas, para conseguir lançar suas soluções e então gerenciá-las como empresas totalmente auto suficientes.

Existe uma correlação profunda entre o universo das startups e o das Venture Builders: uma Venture Builder é similar a uma startup com um ritmo tecnológico rápido, onde o produto é a incerteza, o protótipo é o modelo de negócio e a entrega é uma execução perfeita e com o timing ideal. Desse modo, podemos dizer que uma Venture Builder é essencialmente uma startup que cria startups.

O ecossistema das Venture Builders

A característica mais relevante de uma Venture Builder é a presença de uma rede de relacionamentos forte, capaz de unificar uma vasta coleção de fontes da maneira mais eficaz. As Venture Builders se apoiam na qualidade e dinâmica das suas redes para descobrir qual combinação de duas possíveis fontes produzirá os resultados mais extraordinários possibilitando um time to market menor que suas concorrentes.

O maior desafio de uma Venture Builder é encontrar as habilidades dos parceiros de deferir todas essas fontes em uma única figura gerencial que possa construir ideias de um modo focado e dedicado. A rede das Venture Builders deve agir como um domo de recursos disponíveis que cria uma cultura interna de confiança, atenção e determinação e um excelente fluxo de negócios.

A diferença entre o modelo voltado a rede de relacionamentos e o modelo padrão de uma startup é considerável, e existe uma boa razão para isso: como o mundo empreendedor vem cada vez mais tendo que se adaptar às necessidades voláteis dos consumidores e clientes corporativos, as startups e organizações necessitam evoluir e compartilhar recursos sobre um modelo de negócios unificado para que consigam permanecer competitivas e com uma reação rápida para essas mudanças constantes.

Como você deve ter notado, o modelo de negócios de uma Venture Builder é similar ao de uma empresa de capital de risco, pois ela: financia startups, constrói um portfólio e fica constantemente procurando construir produtos de sucesso. No entanto, uma venture builder, é muito mais envolvida no aspecto operacional dos seus empreendimentos, tentando sempre fazer com que sua estrutura e rede de relacionamentos sejam utilizadas para entregar produtos com uma qualidade exemplar e em um tempo ideal.


O que você achou das Ventures Builders? Nós acompanhe para receber mais novidades interessantes.

Fonte

rafael

Rafael Mota

Co-fundador da trincatech desenvolvimento, formado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e com um grande carinho por programação Web.

Leia mais