Google Lança Flutter 1.0
O Google finalmente lançou a versão 1.0 do Flutter em 5 de dezembro de 2018 em seu evento ao vivo em Londres.
O Flutter é um framework para desenvolvimento de aplicativos multiplataforma que, de forma rápida e poderosa, ajuda desenvolvedores a criarem aplicativos móveis atraente e com uma boa usabilidade, isso tudo utilizando uma única base de código.
Desde o seu primeiro anúncio, em março de 2017, Flutter é um assunto muito recorrente entre a maioria das comunidades de desenvolvedores. Alguns acham que o Flutter é apenas um pequeno experimento da Google que a empresa nem sequer leva a sério.
Mas, depois do mais recente evento ao vivo sobre Flutter em Londres, o Google demonstrou o quão eles levam a sério esse projeto, provando que todos os pessimistas estão errados!
De fato, um número considerável de desenvolvedores estabeleceu o Flutter como sua ferramenta ideal de desenvolvimento de aplicativos móveis multiplataforma. Além disso, a taxa de adoção do Flutter é algo que a indústria nunca viu antes!
Não só isso, mas agora há muitas marcas que adotaram o Flutter em seus aplicativos móveis, provando que o framework não só vale a pena ser utilizado, mas sua eficiência é maior do que nunca.
No entanto, se você não assistiu ao evento ao vivo, aqui vamos te mostrar todos os anúncios que eles fizeram.
1 - Flutter 1.0 está disponível para todos agora
Desde que o Google lançou o Flutter preview 2, o lançamento estável da versão 1.0 do Flutter foi prioridade para o gigante da tecnologia. E agora, finalmente, está disponível para todos usarem.
A primeira versão estável vem com uma boa variedade de suporte:
- Adicionável a aplicativos já existentes
- Google Maps
- Localization para interface do usuário em 50 idiomas
- Pixel - suporte perfeito para iOS
- Visualizações de plataforma
- Navegador web
2 - Integração com o Flare
O Flare, que é uma biblioteca líder em 2Dimensions, agora está integrado ao Flutter. É uma ferramenta que ajuda os desenvolvedores a fazer e exportar desenhos vetoriais 2D, bem como animações diretamente do próprio framework.
Isso significa que os designers e os desenvolvedores estão na mesma plataforma para criar um aplicativo para dispositivos móveis.
3 - Dart 2.1
A linguagem de programação utilizada no Flutter é a Dart que foi incluída nas versões anteriores. Bem, agora, o Google também atualizou a versão do Dart para a 2.1.
A versão mais recente dessa linguagem promete ser mais poderosa do que a anterior, ela também diz possuir uma verificação em tempo de compilação compatível com a capacidade de trabalhar com alto desempenho e baixo tamanho de código.
4 - Componentes Material para Flutter
A equipe Flutter e a equipe de material design do Google uniram forças entre si e adicionaram um design de widget reutilizável que possui componentes de design tanto do Android Material Design, quanto da Apple em Cupertino.
5 - Integração da Square
A Square, uma das maiores soluções de pagamento nos EUA, foi agora integrada ao Flutter possibilitando que os desenvolvedores adicionem recursos para que os usuários façam pagamentos diretamente de seus aplicativos usando 2 plug-ins (In-app purchase SDK e Reader SDK).
6 - Parceria com CodeMagic
Construir sem código, um sistema de desenvolvimento comumente adotado agora está integrado ao Flutter em parceria com a CodeMagic.
Com essa nova parceria, os desenvolvedores agora podem desenvolver facilmente aplicativos para dispositivos móveis, criar sua versão e publicá-los nas App Stores diretamente do sistema de criação da Flutter.
7 - Incorporando em várias plataformas através do HummingBird
Embora ainda esteja em desenvolvimento, o Google anunciou que o Flutter estará disponível não só para Mobile quanto para Web e também para os Wearables através do Hummingbird.
O Hummingbird é o mais recente projeto do Google que se concentra em levar o Flutter a lugares diferentes. Basicamente, ele pega o código Dart e o compila em JavaScript, o que permite que o código seja executado em qualquer navegador moderno.
Além disso, a equipe do Google também está trabalhando para criar um sistema de plugins que facilite a incorporação do Flutter, também, em aplicativos da Web já existentes.
Este não é o fim embora. A equipe também está trabalhando em trazer o Flutter para muitas outras plataformas além da Web e Wearables, isso inclui MacOS, ChromeBook e Windows.
No geral, com os lançamentos dos recursos mencionados acima e o anúncio do Hummingbird, agora está claro que o Flutter é de fato uma ferramenta poderosa e estável que promete tornar o processo de desenvolvimento de aplicativos entre plataformas mais fácil no futuro.
Se você ficou interessado nessa framework do google e quiser saber mais sobre ele, comenta aqui embaixo que posso fazer outro post sobre Flutter. E se você achou a ferramenta ótima e gostaria de ter um aplicativo para chamar de seu que fosse desenvolvido em Flutter, basta mandar um email para [email protected] que estaremos a sua disposição.
Inscreva-se no Blog TrincaTech
Receba os posts mais recentes no seu e-mail