Princípios de Design que todo desenvolvedor deveria saber

Como desenvolvedor, você geralmente precisa lidar com a interface de usuário e com UX. E pode ser muito complicado se você não tiver experiência ou alguns princípios em mente.

Neste post, revisarei algumas diretrizes simples de design que são as mais importantes para mim.

Consistência

Primeiro de tudo, seu design precisa ser consistente. Você não pode usar fontes, tamanhos e cores diferentes em todas as telas! Basta escolher uma fonte, um tamanho e algumas cores para os títulos, escolher outro estilo para o texto secundário, mais um estilo para os campos de texto, e outro para os botões e tentar cumpri-lo o máximo possível! A maneira mais simples de fazer isso é criar diferentes maneiras de exibir as informações que você usa em todo lugar. Ao fazer isso, você evita se repetir e mantém a consistência no seu aplicativo. Outra maneira de ser consistente é usar duas ou três cores que se encaixam perfeitamente. Basta escolher uma cor que você gosta e ir para o disco de cores para ter cores complementares à que você escolheu.

Minimalismo

Do ponto de vista de um desenvolvedor, muito conteúdo na tela significa que você precisa buscar esse conteúdo. Se for proveniente de uma API, sua tela será carregada por um longo período e isso não é bom para a experiência do usuário. Além disso, você provavelmente se esforçará para alinhar tudo e manter tudo no lugar certo em todas as larguras da tela. Eu escolheria algumas informações bem colocadas que chamassem a atenção do usuário em vez de muito conteúdo. A principal coisa a fazer é criar uma hierarquia no seu conteúdo. Podem ser títulos grandes em cima de uma frase pequena e simples para enfatizar o título ou um botão colorido em fundo branco para chamar a atenção do usuário para a ação.

Uso suave

Isso é óbvio, mas acho importante falar sobre isso. A navegação sempre deve ser suave, o que significa que você não pode adicionar animações muito longas nas telas. Isso faria o usuário esperar até que a animação terminasse antes de continuar suas ações. As animações devem ser rápidas e simples para tornar seu aplicativo mais suave e não interferir com a experiência do usuário. Além disso, adicione diferentes opções de navegação. Por exemplo, quando você tem uma barra de navegação com um botão esquerdo para voltar à tela anterior, verifique se o usuário também pode voltar à tela anterior deslizando para a direita. Isso é algo que muitos aplicativos estão fazendo, incluindo aplicativos iOS nativos, como o aplicativo Mail, e se você mudar os hábitos de navegação do usuário, degradará a experiência.

Acessibilidade e UX

Como desenvolvedor, as vezes você pode esquecer que há pessoas com iPhone 5S ou SE com uma tela pequena na qual os aplicativos não aparecem tão bem. Obviamente, é difícil fazer com que todos os seus componentes caibam na largura da tela E ainda estejam ótimos. Mas seu aplicativo precisa ter uma boa aparência em todas as telas. Aqui está um truque simples para ajudar seus projetos a caberem em todas as telas e ainda parecerem bons:

  • Adapte a largura e a altura dos seus elementos à largura e altura da tela. Você pode fazer isso não definindo uma largura e altura, mas apenas o espaçamento para os outros elementos.
  • Adapte os tamanhos das fontes e o espaçamento das letras à largura da tela. Se você tem um título grande, pode fazer com que seu tamanho se adapte ao dispositivo do usuário.
  • Tente evitar tamanhos fixos. 30px entre dois elementos em um iPhone X parece bom, mas coloque-o em um iPhone 5 e os dois elementos ocupam quase toda a altura da tela.

Algo que vem com a acessibilidade é o UX. Ao olhar apenas uma vez para sua tela, o usuário precisa saber:

  • O que ele pode fazer na tela
  • O que um botão faz ao ser clicado (eu sei que você já clicou em um botão apenas para ver o que ele faz)

Conclusão

Mesmo se você estiver trabalhando com designers, lembre-se desses princípios e diga-lhes se discorda deles ou se acha que algo não é a melhor opção. Você normalmente terá uma discussão interessante com seus designers e isso certamente melhorará o projeto em que você está trabalhando. Não há absolutamente nenhum risco! Os designers gostam de falar sobre o que fazem, tanto quanto você gosta sobre programação. Mesmo se no fim você estiver errado, você aprendeu alguma coisa! Comenta aqui embaixo se você ficou com alguma dúvida ou quiser compartilhar sua experiência. —

Fonte

luiza

Luiza Bomfim

Co-fundadora da TrincaTech e é quem manda no marketing da empresa. É uma Web Designer apaixonada por Experiência do Usuário e acredita em um mundo mais unido através da simplicidade.

Leia mais