O que é inbound marketing

Vamos aprender um pouco sobre o Inbound Marketing.

O Marketing que costumamos vê com mais frequência é aquele que aparece de surpresa, sem nem pedir licença. Ele é chamado de Outbound Marketing, ou, para os íntimos, marketing de Interrupção. Sempre que você para o fluxo natural de uma pessoa que está navegando na internet, ouvindo rádio ou assistindo a um programa de TV, para passar uma mensagem, você está atrapalhando e não ajudando essa pessoa.

Portanto encher seu site de banners, fazer milhares de anúncios em redes sociais, divulgação via e-mail, mesmo que usem a internet, são consideradas Outbound Marketing e tendem a não ajudar a pessoa atingida.

O Inbound Marketing, por outro lado, busca chamar atenção usando táticas que fazem parte do fluxo de informação de forma natural, sem ser forçado, fazendo com que o público vá atrás do conteúdo e não o contrário.

Inbound Marketing

Em vez de interromper os clientes em potencial, a ideia é atrai-los por meio da criação de conteúdos que sejam relevantes para eles. A partir dessa criação, as pessoas que são atingidas com esse conteúdo se sentem mais confiantes deixando que a empresa se aproxime mais e, aos poucos, construa um relacionamento saudável que tende a resultar em vendas e divulgação.

De uma forma simplificada, o Inbound Marketing é a ferramenta que vai levar uma pessoa a se aproximar da sua marca, atraída pelo conteúdo que você gerou e foi relevante para ela. A partir daí fica mais fácil mostrar seus produtos e transformar essas pessoas em clientes e, logo depois, divulgadores.

Se antes o consumidor não tinha controle sobre o que consumia, favorecendo o Outbound Marketing, com a internet ele pode escolher tudo: canais, conteúdo e formas de consumir. Então, nada mais justo do que conquistá-lo com o que ele deseja e necessita consumir.

Benefícios do Inbound marketing

Abaixo estão listados alguns dos principais benefícios do Inbound Marketing.

  1. Alcançar o público certo. No lugar de simplesmente atrair tráfego de pessoas, o conteúdo vai chamar atenção apenas daqueles que mostram potencial de compra futura.
  2. Estabelecer um relacionamento mais próximo com o cliente. Por oferecer conteúdo que ajuda a pessoa na prática, no lugar de simplesmente tentar empurrar propagandas, cria-se uma relação de confiança entre a pessoa atingida e sua marca.
  3. Aumentar o poder de persuasão. O Inbound Marketing dá mais poder de convencimento porque é um argumento baseado em informações sólidas, e que se constroi ao longo do tempo.
  4. Encurtar o ciclo de vendas. Um conteúdo altamente relevante e personalizado acelera a movimentação dos leads pelo funil de vendas e os coloca mais cedo na etapa de decisão para a compra.
  5. Diminuição dos custos. O Inbound é relativamente mais barato que soluções tradicionais como anúncios e ativações de marca.

Como fazer Inbound Marketing

O Inbound marketing é bem simples de entender, e se divide em quatro etapas: atrair, converter, vender e encantar.

  1. Atrair é conseguir com que estranhos se tornem visitantes regulares.
  2. Converter. Após a atração devemos converter os visitantes regulares em leads, ou seja, transformá-los em oportunidades reais de vendas.
  3. Vender. Depois de alimentar os leads com mais conteúdos altamente direcionados, é preciso avaliar se eles estão no estágio certo e fechar as vendas.
  4. Encantar. Após a venda, a relação com cliente não termina, ela entra em outra jornada que procura encantá-lo para que ele se torne um promotor da sua marca e atraia mais clientes para o seu negócio.

O Inbound Marketing é o marketing que as pessoas tendem a se apaixonar e não é tão difícil quanto você pensava não é mesmo? E aí? Conte-nos o que você achou.


Fonte 1
Fonte 2

rafael

Rafael Mota

Co-fundador da trincatech desenvolvimento, formado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e com um grande carinho por programação Web.

Leia mais