Porquê você precisa conhecer os Progressive Web Apps.
Você já ouviu falar sobre os Progressive Web Apps (PWAs)?
Um PWA é um aplicativo Web que, usando as capacidades modernas de alguns browsers, entrega ao seu usuário uma experiência incrivelmente semelhante a um app nativo ou uma aplicação desktop. Eles são hospedados em servidores, acessados via URLs e indexados pelos motores das ferramentas de busca. Com eles você tem a capacidade de ter uma aplicação web com recursos semelhantes a um aplicativo nativo sem precisar publicar em app stores e nem perder muito tempo para conseguir fazer uma atualização. Um exemplo famoso de um PWA é o Twitter, que, recentemente, lançou o mobile.twitter.com como um PWA feito com React e Node.js! Além do Twitter, podemos citar também o Alibaba, a Forbes, o The Weather Channel e o MakeMyTrip.
O que difere um PWA de um aplicativo nativo?
Um aplicativo nativo é um programa que só executa dentro de um smartphone, ele funciona como um software que você instala no seu computador, já um PWA é um website que é exibido e se comporta como um aplicativo nativo, além de você conseguir utilizá-lo com um aplicativo nativo ele pode ser acessado diretamente no browser, como um site qualquer. Essa característica faz com que ele seja acessível de qualquer dispositivo que tenha conexão com internet e um browser instalado.
Umas das melhores características de um PWA é que ele não possui restrições como aplicativos tradicionais, que só funcionam em uma única plataforma. Um PWA deve funcionar em todas as plataformas possíveis e em todos os browsers do mercado.
Como usuários acessam a internet de uma grande gama de dispositivos, indo de telefones móveis aos desktops, o PWA tem que ser responsivo, ou seja, o seu design precisa se adaptar a diferentes formatos de telas, esse design responsivo faz com que um PWA possa ser acessado de uma grande variedade de dispositivos.
Todos estamos acostumados com o fato de não podermos visitar websites se não estivermos com conexão com a internet. Entretanto a maioria dos aplicativos nativos permite ao usuário usá-los mesmo sem internet ou com a conexão limitada. Uma aplicação PWA permite que seus usuários interajam com ela mesmo na ausência de conexão com a internet, isso é feito guardando os dados do aplicativo antecipadamente.
Para ser considerado um PWA, um website precisa incluir características interativas que engajem o usuário. Assim a página poderá ser adicionado à tela inicial do dispositivo e os usuários podem interagir como se fosse um aplicativo nativo.
Características de um PWA
De acordo com a Google um PWA precisa conter as seguintes características:
-
Progressiva: a aplicação precisa ser acessível para qualquer usuário, independentemente do browser;
-
Descobrível: necessita ser identificado com “app” pelos motores de busca;
-
Responsiva: precisa ser ajustável em qualquer tamanho de tela, ou seja, ser responsiva como mencionado anteriormente;
-
App-like: possuir a mesma sensação, navegação e comportamento de um aplicativo nativo quando acessado de uma plataforma móvel;
-
Sempre atualizada: não há a necessidade de acessar lojas de aplicativos para atualizar a aplicação, o browser detecta e atualiza automaticamente, se necessário;
-
Instalável: deve ser possível adicionar um ícone na tela principal do dispositivo móvel ou um ícone no desktop;
-
Engajável: o usuário deve ser engajado constantemente através de notificações ou outras funcionalidades;
-
Independente de conectividade: deve funcionar offline.
Os PWAs também são relativamente seguros. Na instalação, eles têm zero acesso ao hardware dos sistemas. Esse acesso deve ser concedido de uma base de recurso por vez. O acesso ao armazenamento, localização e Bluetooth requer três permissões separadas. O usuário pode permitir o uso do Bluetooth, por exemplo, mas não permitir que o aplicativo use o armazenamento ou a localização do seu dispositivo. Isso é semelhante ao funcionamento dos aplicativos móveis, mas é uma melhoria considerável em relação a como os aplicativos de desktop funcionam tradicionalmente.
Além das facilidades para dispositivos móveis, a utilização do Chrome 70 em conjunto com o Windows 10 permite que os PWAs funcionem como aplicativos comuns de desktop suportando notificações e algumas outras ferramentas presentes no Windows 10. Além disso, eles podem ser acessados pelo menu do google chrome, no menu iniciar,como um atalho na sua área de trabalho ou um aplicativo fixado na sua barra de tarefas e também podem ficar disponíveis na Microsoft Store!
Os PWAs são o próximo passo no que diz respeito a interatividade e funcionalidade na Web. Sua tecnologia faz com que o processo para usufruir das funcionalidades da sua aplicação se torne muito mais conveniente para os usuários. Aos poucos o uso dos PWAs vem crescendo no mercado e se tornando uma tecnologia que não pode ser mais ignorada no mundo do desenvolvimento de aplicativos, sejam móveis ou para desktop. Então, se você trabalha nesse ramo procure se aprofundar mais no assunto e tente começar a usá-lo, quanto antes dominar o assunto mais rápido você poderá tirar proveito das suas vantagens e estará preparado para o futuro do mercado.
Inscreva-se no Blog TrincaTech
Receba os posts mais recentes no seu e-mail